terça-feira, 2 de outubro de 2012

Momento Cultural e Inclusão!




Temos um alunos matriculado no 5º ano do Ensino Fundamental, Tiago, no qual é surdo e possui uma intérprete de Libras (Língua Brasileira de Sinais), que se chama Darlene. 
Nas apresentações do projeto, esta professora interpreta para este aluno os diálogos e músicas que estão sendo mostrados.
Porém, a princípio, Tiago teve dificuldades em lidar com essa situação. Ele despertou a curiosidade das crianças que ficavam observando-o, e sentia-se envergonhado.
Aparentemente ele preferia ser tratado como todos os outros. Ele é bem aceito pelos colegas de turma, mas naquele momento era notável que se sentia constrangido com sua intérprete. Em alguns momentos, ao menos olhava para ela. 
Isso causou um grande mal estar na equipe educacional, pois era preciso fazer algo para que esta criança se sentisse à vontade na escola. Notou-se que muitos coleguinhas não sabiam que havia um surdo entre eles.
Então, decidiu-se por fazer um trabalho pensando sempre neste aluno. O primeiro acontecimento foi o envolvimento de todos em sinalizar o Hino Nacional juntamente com a intérprete. 
A primeira apresentação em Libras foi o "Abecedário da Xuxa", que além das vogais e consoantes, sinaliza também alguns outros vocábulos. 
Daí em diante, aconteceram outras apresentações em Libras, além de cartazes feitos por todas as salas, mostrando os sinais de alguns animais, alimentos, etc.
Atualmente, Tiago não se sente constrangido com sua intérprete e está notavelmente mais enturmado. Seus colegas estão muito interessados em aprender a linguagem dos sinais!
O trabalho continua, e os esforços têm sido promissores!

Nenhum comentário:

Postar um comentário